ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Coordenador do PROCON Cidade de SP fala sobre prisão de donos da empresa 123 Importados

Notícias

Coordenador do PROCON Cidade de SP fala sobre prisão de donos da empresa 123 Importados

Por Redação

Compartilhar

Nesta terça-feira (30), os proprietários da empresa 123 importados foram presos após ação da Polícia Cívil do Estado de São Paulo. A loja virtual é responsável por causar danos a milhares de consumidores que adquiriram eletroeletrônicos e nunca receberam os produtos. As transações de compra e venda eram realizadas através de boleto bancário.

Após o recebimento de milhares de denúncias, dando conta de fraude praticada pela 123 Importados, o PROCON Cidade de São Paulo diligenciou no sentido de apurar os fatos.

Foi constatado, inicialmente, que se tratava de uma empresa recém-criada, com capital social de apenas R$100.000,00, fato gerador de estranheza, dado o grande volume de mercadorias comercializadas. Além disso, o prazo de entrega era demasiadamente abusivo (até 90 dias úteis).

Importante destacar que algumas mercadorias foram entregues com a intenção de maquiar a credibilidade do empreendimento criminoso, sendo que destas, as respectivas notas fiscais eram emitidas em nome da online intermediações e não em nome dos consumidores, que não poderão arrogar-se em proprietários dos referidos bens e tampouco da garantia do produto.

Nesse passo, a Coordenadoria deste PROCON lavrou medida cautelar antecedente, vedando a veiculação de qualquer propaganda em rádio ou televisão, através de notificações enviadas para as emissoras Bandeirantes e RedeTV.

Ato contínuo procedeu-se representação criminal ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), na Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Consumidor  e Ministério Público do Estado de São Paulo, visando à proposição de ação civil pública e consequente reparação dos dados causados aos consumidores.