ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > A conta de telefone chegou mesmo depois do cancelamento

Notícias

A conta de telefone chegou mesmo depois do cancelamento

Saiba mais

Por Redação

Compartilhar

O valor que vem na fatura corresponde a um período de 30 dias de uso de um serviço (ciclo da fatura). Se o cancelamento for feito antes do término desse ciclo, a operadora de telefonia emitirá uma nova cobrança com os valores referentes ao período entre a última fatura recebida e o dia em que o serviço foi cancelado.

Exemplo: se o ciclo da fatura se encerra todo dia 20 do mês e o serviço foi cancelado no dia 15 do mês seguinte, o fornecedor enviará uma cobrança referente aos 25 dias de serviço prestado.

Vale lembrar que a operadora de serviço de telecomunicação não pode cobrar novo ciclo integralmente sem que ocorra a efetiva prestação de serviço, somente os valores proporcionais até a data do cancelamento; além disso, segundo a Resolução nº 632/14 da Anatel, quando o pedido de cancelamento for efetuado por um atendente, deve ser efetivado imediatamente; quando o pedido for feito pela internet, seus efeitos passarão a valer após 2 dias úteis do requerimento.

Fonte: ANATEL

#PraCegoVer

Montagem quadrada com fundo bege e um esquema sobre o ciclo de encerramento da fatura. O esquema conta com uma barra retangular na parte superior da imagem, com os números 1, 10, 15, 20 e 30, respectivamente, metade da barra é azul e a outra metade tem a cor preta, há um pequeno retângulo vermelho, e a partir dele, um tracejado para a palavra “cancelamento”. Uma seta azul parte do inicio do retângulo, passando por um cifrão e chegando a parte esquerda de um ícone de papel escrito, representando uma fatura. Uma seta azul parte do lado direito da fatura, passa por um avião de papel e chega ao final da barra, no topo da imagem. Centralizado na imagem, está escrito “Recebeu a fatura de serviços de telecomunicações mesmo depois do cancelamento?”. No canto inferior direito temos os logos do PROCON Paulistano e da Prefeitura de São Paulo.

Publicação

Jornalista Carlinhos Pizaneli

MTB 74.438/SP

Colaboração

Júlia Mayumi