Página Inicial > Notícias > Acessibilidade aos serviços do PROCON Paulistano é garantida por meio de parceria com a Central de Interpretação de Libras

O Procon Paulistano, em parceria com a Central de Interpretação de Libras (CIL), realiza atendimento acessível a munícipes com deficiência auditiva, surdos e surdocegos. A intermediação entre o cidadão e o órgão municipal de defesa do consumidor é feita por uma equipe de 21 intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre profissionais surdos e guias-intérpretes.

Na manhã desta segunda-feira (10), o prefeito Fernando Haddad recebeu a visita da consumidora Lais Yasunaka, que contou com a ajuda da CIL para contatar o Procon Paulistano e resolver um problema de cobrança indevida feita por uma operadora de telefonia.

“O Procon Paulistano é o único do Brasil que tem essa interação com língua de sinais. E se não tivéssemos a CIL no município de São Paulo, só o Procon, por exemplo, seria mais difícil para resolver, já que eu teria que ir pessoalmente ao órgão. Com essa parceria, fiz a reclamação pelo aplicativo da CIL e recebi a resposta por e-mail, conseguindo resolver o meu problema. A operadora cancelou as faturas que estavam sendo cobradas indevidamente”, explicou Lais.

“A evolução que o Brasil teve na inclusão é extraordinária. De uns anos para cá, houve uma conscientização de que poderíamos fazer mais e melhor. Quando eu era ministro da Educação, nós conseguimos conciliar as pessoas em torno de um projeto comum. E fizemos um grande esforço para compatibilizar as abordagens que pareciam contraditórias”, afirmou Haddad.

Inaugurada em setembro de 2015, a CIL realiza um serviço gratuito de comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos com o atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. Atualmente, são realizados cerca de 3.500 atendimentos por mês.

Atendimento - CIL/PROCON Paulistano:

Ocorre por meio do App SMPED-CIL: o aplicativo de acesso ao atendimento virtual já está disponível para usuários de Android e IOS (Smartphones e Tablets) e também para PCs com Windows. Para se cadastrar e saber como baixar o aplicativo, clique aqui.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 18h

Fotos - Crédito: Cesar Ogata/SECOM