ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Acidentes de Consumo

Notícias

Acidentes de Consumo

Por Redação

Compartilhar

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Metrologia) vem monitorando desde 2006 os acidentes de consumo no Brasil e lançou em 2013 o SINMAC (Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo), que permite a qualquer consumidor que seja vítima de um acidente dessa natureza (ou conheça alguém que foi) possa fazer o registro da ocorrência. A intenção é contar com a participação do consumidor para elaborar diferentes ações com a indústria, entidades públicas e órgãos de defesa do consumidor para evitar que os casos relatados se repitam.

Os registros poderão ser de acidentes de consumo (quando há uma falha/defeito do produto ou quando ele não atende os níveis de segurança), acidentes domésticos (que ocorre dentro de casa e é fruto de um ato inseguro), acidentes por mau uso do produto ou do serviço pelo consumidor (quando o uso está em desacordo com o estabelecido pelo fornecedor) e os incidentes (quando há falha ou mau uso, mas não há lesão).

A ideia é promover campanhas educativas, incentivar novas regulações ou até mesmo mudanças nas características dos produtos.

O link do SINMAC é https://goo.gl/sfneYG.

Seu relato pode tornar o consumo mais seguro!

Fonte: INMETRO.