ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Black Friday 2018

Notícias

Black Friday 2018

Por Redação

Compartilhar

A Black Friday é uma tradição norte-americana que marca o início da temporada de compras de Natal. Importada para o Brasil em 2010, vem se tornando uma tradição no país.

Em 2018 movimentou R$ 2,6 bilhões em e-commerce (sites de lojas), segundo levantamento da Ebit/Nielsen. Em eventos como este, órgãos do governo se mobilizam para evitar fraudes e descumprimentos dos direitos do consumidor.

O Procon do Município de São Paulo realizou pesquisa eletrônica e presencial, durante os dias 30 de agosto a 23 de novembro o acompanhamento dos preços de diversos produtos, para apurar eventuais irregularidades.

Dentre os aspectos que pesquisados, os principais foram os levantamentos de preço, as pesquisas de mercado, a base de dados, o planejamento do projeto, a base fotográfica, o cálculo de média de preços, as pesquisas presenciais e onlines, o planilhamento de preços, as pesquisas semanais e produção gráfica.

Com toda essa pesquisa, o Procon do Municipio de São Paulo, conseguiu levantar as principais variações de preços no mercado varejista, quais nichos de mercado e quais empresas possuíram principais alterações no valor dos produtos e quais os principais períodos que essas diferenças se tornam nítidas.

Com o levantamento fotográfico e através de print screens foi possível registrar e comprovar irregularidades, e, portanto, instaurando processos administrativos.

Tendo em vista a proteção ao consumidor, pudemos também observar as principais falhas nas propagandas, sendo elas propositais ou não, tal levantamento foi feito de forma presencial e eletrônica.

Por fim, entende o Procon do Município de São Paulo, que é importante para a economia local, que a promoção aconteça que o mercado aqueça criando novos empregos.

Porém é mais importante o respeito ao consumidor, que as promoções sejam verdadeiras, e que se crie uma onda de credibilidade em torno do Black Friday e seus fornecedores, de forma que não seja mais uma placa de promoção para tentar, por meio de propaganda enganosa, chamar a atenção do consumidor.