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Cartão bloqueado?

Por Redação

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Não pague pela emissão de um novo cartão. 


Se o cartão de crédito foi bloqueado devido a uma falha de operação (que impede que ele seja lido pela máquina) ou tentativa de fraude, o consumidor tem direito à 2ª via do cartão sem custo adicional. 


Como a administradora do cartão é responsável por esses problemas, ela não pode cobrar do consumidor um custo para emissão do novo cartão, respondendo por qualquer prejuízo causado, desde que o consumidor não tenha facilitado o ocorrido. 


Logo, a obrigação de pagar a tarifa de emissão de novo cartão só existe se ficar comprovado que o consumidor facilitou as ocorrências que geraram o bloqueio ou causou os danos que resultaram em falha na leitura do cartão. 


O que fazer se houve cobrança indevida de tarifas pelo banco? Se o banco cobrar tarifas indevidamente, o consumidor pode apresentar uma reclamação, solicitando a dispensa da cobrança. 


Caso o pedido não seja atendido, o consumidor pode registrar uma reclamação nos órgãos competentes, como o Banco Central e o Procon. 


Além disso, dependendo dos danos gerados pela atitude da instituição, é possível entrar com outras medidas judiciais e extrajudiciais.


Possui alguma dúvida? Nos envie por inbox.


Ocorreu alguma violação ao seu direito de consumidor? Acione o Procon Cidade de São Paulo através do Portal SP 156 ou ligue para 156.