ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Dicas para evitar fraudes no comércio eletrônico

Notícias

Dicas para evitar fraudes no comércio eletrônico

Por Redação

Compartilhar

Com a pandemia, muitas pessoas optaram por fazer suas compras de final de ano pela internet. Para garantir que nenhum consumidor seja enganado ou sofra com fraudes de sites falsos, o Procon Cidade de São Paulo reuniu algumas dicas para te ajudar a realizar suas compras de forma segura.

- Você conhece o ditado que diz que quando a esmola é demais, até o santo desconfia? Compare os preços com outros sites e se o valor for muito abaixo da média encontrada, desconfie.

- Observe se o link do site está correto antes de finalizar qualquer comprar e evite acessar sites de links enviados por mensagens. Muitos golpes são aplicados com sites idênticos aos verdadeiros, por isso fique ligado!

- Busque referências da loja na internet e/ou com pessoas próximas a você para saber se outras pessoas realizaram compras online e se foram finalizadas com sucesso. A melhor forma de avaliação é trocando experiências com outros consumidores.

- Estude as especificações do produto apresentado no site eletrônico e compare com as informações disponíveis na página do fabricante para confirmar suas funções e se todos os dados estão iguais.

- Evite pagar suas compras por boletos ou em depósitos em conta bancária. A forma mais eficaz e mais segura é pelo cartão de crédito. Lembrando que é necessário verificar todos os pontos citados acima antes de colocar as informações de seu cartão.

- Guarde todos os comprovantes da compra (confirmações de pedido e pagamento). Dessa forma, você terá provas de que o pedido foi realizado.

E lembre-se, em caso de irregularidade utilize o Portal 156 e faça sua denúncia ou reclamação.