ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Diferença de vício e defeito

Notícias

Diferença de vício e defeito

Por Redação

Compartilhar

Você sabe qual é a diferença entre vício e defeito? Para melhor entender quais são seus direitos como consumidor, é de suma importância saber sobre essa diferença. Pensando nisso, o Procon Cidade de São Paulo decidiu explicar, com exemplo, essa divergência.

   

•Vício: usa-se esse termo quando um produto ou serviço apresenta um problema que interfere diretamente em seu funcionamento ou consumo, ou seja, é inadequado para consumo ou funcionamento. Um exemplo de vício é uma televisão sem som, ou seja, um produto com mau funcionamento. 

Vale ressaltar que os vícios podem ser ocultos (não são possíveis ver na hora da compra, sendo possível notar somente após algum tempo de uso) ou aparentes (de fácil constatação).


•Defeito: Antes de explicar o que é o defeito, é necessário entender que o vício pode ocorrer sem o defeito, mas o defeito não existe sem o vício. Com isso, entende-se que, o defeito é um vício pior. Essa piora se dá a partir do momento que o problema começa a atingir o consumidor, podendo ser um dano físico, material ou até psicológico, ou seja, o problema não fica só no produto. Um exemplo de defeito é: o consumidor compra a mesma caixa de creme de leite, mas abre apenas a ponta da caixa, sem conseguir ver de fato que estava embolorado e usa pra fazer estrogonofe, depois come esse estrogonofe e passa mal, é um caso de defeito.


Compartilhe essa informação com seus amigos e familiares e nos ajude a manter mais pessoas informadas.