Página Inicial > Notícias > Empresas de internet em São Paulo são condenadas por problemas de conexão ou cobrança em mais de 60% dos casos

Uma pesquisa realizada pelo Procon Paulistano revela que 6 em cada 10 processos contra as empresas que prestam serviço de internet em São Paulo foram motivados por baixa qualidade de conexão e velocidade e realização de cobranças indevidas. O levantamento levou em conta 65 acórdãos que terminaram com resultados favoráveis ou parcialmente favoráveis ao consumidor no Tribunal de Justiça de São Paulo.

A maioria das ações são dirigidas às quatro grandes empresas do ramo: Vivo, Claro, Tim e Oi. "A pesquisa retrata, essencialmente, a extrema concentração do mercado responsável pela prestação de serviço de internet", informou o levantamento feito pela Divisão de Estudos, Pesquisas e Educação ao Consumidor do Procon Paulistano.

Para a análise, foram consideradas as decisões de primeira e segunda instâncias tomadas entre janeiro e junho deste ano, após julgamento dos recursos. Em 43% dos acórdãos, as empresas apresentaram falhas na cobrança. Em 15 acórdãos, ou 23% do total, as empresas foram condenadas por problemas técnicos no acesso à internet, em especial queda de conexão e velocidade abaixo da contratada.

No demais acórdãos, as empresas foram obrigadas a ressarcir de alguma maneira os clientes que apresentaram problemas na instalação do serviço contratado, venda casada ou problemas relacionados ao cancelamento do serviço.

Para acessar a íntegra da pesquisa CLIQUE AQUI.