ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Entenda como reclamar seus direitos como consumidor e a importância de agir

Notícias

Entenda como reclamar seus direitos como consumidor e a importância de agir

Por Redação

Compartilhar

Com o passar dos anos, o número de reclamações de consumidores insatisfeitos, atingiu, ,a marca de três milhões e duzentas mil reclamações nas principais plataformas de monitoramento do Governo Federal.

Por ser esta uma situação bastante frequente, e por não saber com exatidão como proceder diante desta insatisfação, abaixo traremos algumas dicas do que fazer ao se sentir lesado em qualquer relação de consumo. 

Em primeiro lugar, o consumidor deve estar sempre atento aos seus direitos, para isso foi criado o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nele se encontram as regras de toda e qualquer relação de consumo, e se identificado seus direitos, fale primeiro com o fornecedor do produto e/ou serviço, para de forma pacífica encontrar uma solução, mas isso pode não bastar.

Caso não haja acordo para o problema enfrentado, é cabível acionar os órgãos de defesa do consumidor, o Procon de sua cidade, e se for o caso, consultar um advogado. 

Vale lembrar que O CDC estabelece 30 dias para reclamações de produtos com defeitos, desde que não sejam duráveis, e 90 dias para produtos duráveis, então preste atenção nos prazos para solicitar os seus direitos.

Em suma, caso você consumidor não consiga entrar em acordo com o fornecedor, entre em contato com o Procon da sua região e abra a sua reclamação. Para isso, tenha sempre em mãos todos os documentos e provas da relação de consumo travada, busque um contato de telefone do estabelecimento mais próximo de você e não deixe de tirar as suas dúvidas e acionar o órgão competente.