ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Greve dos bancários - orientações aos consumidores

Notícias

Greve dos bancários - orientações aos consumidores

Por Redação

Compartilhar

A greve dos bancários, deflagrada na última terça-feira, dia 06/09/2016, não suspende os pagamentos, que deverão ser cumpridos pelos consumidores até a data do vencimento.

O PROCON PAULISTANO orienta o consumidor como buscar meios alternativos para efetuar os pagamentos e evitar complicações:


INTERNET

Os serviços oferecidos via internet funcionam normalmente. O cliente pode utilizar a plataforma do banco, desde que possua acesso com login e senha. Os serviços on-line permitem a realização de agendamento e pagamentos diversos até a data de vencimento. Também é possível consultar saldos e extratos, aplicações. Realizar resgates, investimentos, recargas de celular, entre outros. As faturas de cartão de crédito podem ser liquidadas mesmo após a data de vencimento, sem a necessidade da solicitação da segunda via.

Importante:

Antes de digitar o login e senha, tenha certeza que acessou site oficial. Não se esqueça de seguir todas as orientações e procedimentos de segurança recomendadas pelo seu banco. Mantenha sempre o antivírus e o firewall do seu computador atualizados. Não faça operações bancárias em computadores públicos. E lembre-se que a senha é pessoal e intransferível.

 

APP’S BANCÁRIOS

As instituições financeiras oferecem serviços também por meio de aplicativos eletrônicos. Os app´s permitem realizar operações bancárias, como consultas de saldos e extratos, pagamentos de contas e transferências, a partir de aparelhos mobile. Para isso, o seu smartphone ou tablet deve ser compatível com os App´s oferecidos pelas instituições.

Acesse o site da instituição financeira e veja como baixar os aplicativos e utilizá-los.

 

CAIXAS ELETRÔNICOS

Os caixas eletrônicos do seu banco, espalhados pela cidade, possibilita a realização de pagamentos, saques, depósitos, transferências e empréstimos, entre outros serviços.

Confira os locais e horários de atendimento no sítio eletrônico do seu banco.

Importante:

  • Os caixas eletrônicos da REDE 24 HORAS NÃO PODEM COBRAR TARIFAS ADICIONAIS PELA SUA UTILIZAÇÃO.
  • O seu cartão é de uso pessoal e intransferível. Nunca forneça seu cartão e sua senha para ninguém.

 

CORRESPONDENTES BANCÁRIOS

Os correspondentes bancários (Correios, casas lotéricas, supermercados e farmácias), autorizados a receber contas de qualquer natureza, devem aceitar os pagamentos que seriam recebidos pelas instituições financeiras, com exceção daquelas que estão sujeitas às restrições impostas  pelo correspondente.

O correspondente deve divulgar, em local visível e em formato legível, informações relativas a situações que impliquem na recusa da realização de pagamentos ou recebimentos.


BOLETOS E FATURAS VENCIDAS

Para pagar boletos e faturas vencidas, confira no próprio boleto o banco emissor, acesse o site e busque a opção: 2ª via de boleto ou atualizar vencimento e siga as instruções do banco.

Caso este serviço não esteja disponível, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor e solicitar um meio alternativo de pagamento. É muito importante registrar o número do protocolo de atendimento para eventual reclamação junto ao PROCON PAULISTANO.