ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Idosos sofrem com reajustes abusivos em planos de saúde, revela pesquisa do PROCON Paulistano

Notícias

Idosos sofrem com reajustes abusivos em planos de saúde, revela pesquisa do PROCON Paulistano

Por Redação

Compartilhar

 

O reajuste abusivo em razão da faixa etária é o principal motivo que levou idosos a buscar a Justiça contra os planos de saúde no primeiro semestre de 2016, em São Paulo. É o que mostra a última pesquisa de jurisprudência realizada pelo PROCON Paulistano.


Cerca de 6 em cada 10 acórdãos julgados pelo Tribunal de Justiça se referem a este tipo de problema. No total, foram pesquisadas 120 decisões entre janeiro e agosto deste ano.


Segundo a pesquisa elaborada pelo órgão da Prefeitura de São Paulo, o aumento excessivo, superior aos limites fixados pela ANS, realizado em idade próxima a sessenta anos, também é uma prática abusiva e uma forma de burlar o Estatuto do Idoso.


"Evidente que o consumidor idoso, dependente de serviços de saúde e tratamentos médicos de qualidade, vem enfrentando dificuldades com determinadas cláusulas dos contratos, o que leva à ampla judicialização do tema", conclui o levantamento feito pela Divisão de Estudos e Pesquisas do PROCON Paulistano.


Em outros 25 acórdãos, ou seja, em 22,3% dos processos pesquisados, a Justiça entendeu que os planos de saúde lesaram o consumidor idoso ao recusar, de maneira abusiva, cobrir determinados tipos de serviço, como o home care ou tratamento domiciliar, por exemplo.


O levantamento ainda verificou que 14 ações tratavam da criação de planos diferenciados para ativos e inativos e 10 decorreram de rescisão abusiva de contrato.


Em 93% dos casos, os consumidores que entraram com um processo contra os planos de saúde tiveram suas demandas atendidas integral ou parcialmente.


Para conferir a íntegra da pesquisa, CLIQUE AQUI.