ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Informações obrigatórias nas etiquetas têxteis

Notícias

Informações obrigatórias nas etiquetas têxteis

Por Redação

Compartilhar

As etiquetas são um detalhe importante, não só das roupas como de qualquer outro produto têxtil. Nelas, o consumidor encontra informações essenciais, de modo a identificar se determinado produto é o mais adequado para suas necessidades.

Obrigatoriamente, etiquetas de produtos têxteis precisam conter a razão social ou marca registrada da empresa responsável pelo produto, o CNPJ, o país de origem, composição do material, cuidados necessários para conservar o produto e a indicação de tamanho.

Além disso, as letras e números utilizados na etiqueta precisam ter, no mínimo, 2mm de altura, e os dados apresentados devem estar sempre em português. Em produtos importados, é preciso haver uma segunda etiqueta com a tradução das informações.

Fique atento, principalmente com relação à origem e a composição do produto, pois os avisos ajudarão a evitar problemas de saúde, como as reações alérgicas.

Fonte: Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM)

#PraCegoVer
Montagem quadrada com a gola de uma camiseta xadrez ao fundo, no centro da imagem pode ser visto uma mão segurando uma etiqueta bege onde está escrito “Informações obrigatórias nas etiquetas têxteis!”, seguido de quatro símbolos, mais na esquerda temos um circulo com duas linhas cruzadas na diagonal, depois um triângulo, um quadrado com dois círculos dentro e um círculo com a letra “p” dentro. Mais abaixo está escrito “Quais são e como elas auxiliam o consumidor.”. No final da etiqueta temos logos do PROCON Paulistano e da Prefeitura de São Paulo .