ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Não caia no golpe do emprego!

Notícias

Não caia no golpe do emprego!

Por Redação

Compartilhar

Em tempos de pandemia e considerando a alta taxa de desemprego, é cada vez mais comum que as pessoas utilizem a internet para procurar um trabalho. Porém, é preciso tomar cuidado com o golpe da falsa vaga de emprego.

 

Golpistas estão anunciando empregos falsos da mesma maneira que os empregadores legítimos, por meio da internet, em anúncios, sites de empregos e mídias sociais.

 

Na divulgação das vagas falsas, os golpistas costumam solicitar os dados pessoais, cobrar taxas para indicações, recarga para incentivar o ecommerce, pagamento de cursos para treinamento e necessidade de vendas de produtos ou serviços para ser contratado.

 

Os golpistas prometem um emprego, mas estão atrás de informações pessoais e do seu dinheiro.

 

Eles costumam ser organizados, possuem respostas para todas as suas dúvidas.  Sendo assim, sempre haja com cautela! Desconfie dos links que foram enviados sem sua solicitação, dos links não oficiais, de descontos muito bons, de procedimentos muito fáceis e de cobranças como condição para realizar processos seletivos.

 

Caiu em um golpe?

- Contate imediatamente o banco que utilizou para enviar o dinheiro, denuncie a fraude e peça para que a transação seja revertida;

-  Denuncie para a plataforma de oferta de vagas o mais rápido possível, para que a vaga seja retirada do site;

- Realize um boletim de ocorrência,  ele servirá como comprovante da situação ocorrida e pode gerar uma investigação policial.

 

Possui alguma dúvida? Orientamos que utilize o inbox das nossas redes sociais.

 

Ocorreu alguma violação ao seu direito enquanto consumidor? Acione o Procon Cidade de São Paulo através do Portal SP 156 ou ligue para o 156.