ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Novas regras para o uso do Cheque Especial.

Notícias

Novas regras para o uso do Cheque Especial.

Por Redação

Compartilhar

Fique atento! O cheque especial conta com novas regras, que começaram a valer nesse domingo, 1º de julho.

De acordo com as medidas anunciadas pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), os bancos devem avisar automaticamente ao correntista quando o saldo em conta for insuficiente e entrar no limite do Cheque Especial. Também deverão oferecer uma opção de crédito mais vantajosa caso seja constatado que a dívida no Cheque Especial superou 15% (quinze por cento) do seu limite durante 30 (trinta) dias consecutivos.

Além disso, as novas regras determinam também que o valor do limite do Cheque Especial precisa ser mostrado de forma clara no extrato, evitando que o correntista o confunda com o saldo disponível em sua conta corrente.

Lembre-se, porém, que essa linha de crédito é uma alternativa para emergências. A melhor opção para evitar prejuízos e pagamento de juros é procurar manter as despesas sempre em dia.

#PraCegoVer
Quadrado com fundo verde. Na parte superior, em amarelo, está o título "NOVAS REGRAS PARA CHEQUE ESPECIAL". Mais abaixo há o desenho de um auto-falante com a legenda "Banco avisará quando o cliente entrar no limite do Cheque Especial", seguido de outros desenhos no mesmo estilo: uma folha de papel, com a legenda "O valor limite do Cheque Especial deve ser mostrado de forma clara no extrato"; um gráfico com a legenda "O cliente será contatado quando usar 15% do limite da conta por 30 dias"; e o símbolo de porcentagem com a legenda "Será oferecida uma linha de crédito mais vantajosa ao correntista". No canto inferior direito, está o logo do PROCON Paulistano e da secretaria de justiça, todo em branco.