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PROCON alerta para recalls em andamento de várias marcas de veículos

Por Redação

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De acordo com informações divulgadas pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon/MJC), recentemente, diversas marcas de veículos protocolaram campanhas de chamamento - recall.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita.

Fique atento:


1) Nissan - A Nissan do Brasil Automóveis Ltda. protocolou campanha de chamamento dos veículos Nissan Frontier, em razão da possibilidade de ruptura do gerador de gases do airbag, com consequente projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo.

De acordo com a Nissan, a campanha de chamamento, com início de atendimento em 6 de junho de 2016, abrange 32.779 veículos, produzidos no Brasil, no período de dezembro de 2007 a dezembro de 2011, colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos 94DVCUD408J988387 e 94DVDUD40CJ991452.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Nissan destacou ter constatado que em "colisão frontal com deflagração das bolsas, a ativação do gerador de gases do sistema airbag do motorista poderá resultar em pressão interna excessiva, o que acarretará em ruptura do gerador de gases e projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo". Nessa condição,  "poderá, em casos extremos, causar danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo".

Mais informações podem ser obtidas junto à Nissan, por meio do telefone 0800 011 1090 ou pelo site www.nissan.com.br.

2) FCA - A FCA - Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda protocolou campanha de chamamento dos veículos Jeep Wrangler, modelos 2007 a 2010, em razão da possibilidade de não acionamento do air bag do motorista em caso de colisão.

De acordo com a FCA, a campanha de chamamento, com início em 3 de junho de 2016, abrange 537 automóveis importados, produzidos nos Estados Unidos da América, no período de 8 de dezembro de 2006 a 27 de julho de 2010, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos 1J4FAB4127L129799 e 1J4BA3H19AL219103.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a FCA destacou ter constatado "a possibilidade de falha do funcionamento do airbag do motorista em razão de infiltração de poeira na espiral de contato do airbag frontal do motorista, principalmente em casos de utilização do veículo em ambientes extremamente poeirentos e/ou com portas e teto removidos, que pode comprometer o sistema de airbag do veículo". Nessa condição, “em caso de acidente que demande a abertura do airbag frontal do motorista, o seu não acionamento poderá aumentar os riscos de danos físicos ao motorista”.

Mais informações podem ser obtidas junto à FCA, por meio da Central de Serviços ao Cliente Jeep pelo telefone 0800 703 7150 ou pelo site www.jeep.com.br.

3) Toyota - A Toyota do Brasil Ltda protocolou campanha de chamamento dos veículos Lexus, modelos ES 350, em razão da possibilidade de dispersão de pequenos fragmentos metálicos nos ocupantes do veículos em caso de acionamento do airbag dianteiro do lado do passageiro.

De acordo com a Toyota, a campanha de chamamento, cuja primeira etapa terá início em 8 de junho de 2016, abrange 109 automóveis importados, produzidos no período de 7 de julho de 2006 a 13 de setembro de 2011, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos JTHBJ46G*62034990 a JTHBK1EG*C2472897.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Toyota destacou ter constatado que "o sistema de airbag que equipa o modelo dos veículos em questão contém um componente denominado 'deflagrador'. Caso o airbag do lado dianteiro do veículo (lado do passageiro) seja acionado, poderá ocorrer a dispersão de pequenos fragmentos metálicos da carcaça do deflagrador juntamente com a bolsa deflagrada e atingir os ocupantes do veículo”Nessa ocasião, “caso ocorra a falha mencionada, há risco de danos materiais e de lesões físicas graves aos ocupantes do veículo”.

Mais informações podem ser obtidas junto à Toyota, por meio do telefone 0800 703 0206 ou pelos sites www.toyota.com.br e www.lexus.com.br.

4) Audi -  A Audi do Brasil Indústria e Comércio de Veículos Ltda protocolou campanha de chamamento dos veículos:

a) Audi A3 Sedan 2.0, ano/modelo 2016, em razão de possibilidade de soltura da barra de direção, com consequente perda de controle do automóvel. De acordo com a Audi, a campanha de chamamento, com início em 18 de maio de 2016, abrange 412 automóveis produzidos no período de 10 a 30 de setembro de 2015, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos 8V_4000143 a 8V_4900015. Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Audi destacou ter constatado que "os terminais da barra de direção podem ter sido aparafusados com uma porca inadequada, havendo a possibilidade desta peça se soltar. Nesta hipótese ocorre a perda de comando da roda, podendo afetar o controle da direção do veículo por parte do condutor com risco de acidente". Essa inconformidade pode causar “acidente com danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros”.

b) Audi Q5 2.0 TFSI e SQ5 3.0 TFSI, ano/modelo 2015, em razão de falha dos airbags laterais dos bancos dianteiros que, em caso de colisão, podem danificar a carcaça do gerador de gás e projetar fragmentos nos ocupantes do veículo. De acordo com a Audi, a campanha de chamamento, com início em 23 de março de 2016, abrange 13 automóveis produzidos no período de 13 de janeiro de 2015 a 2 de fevereiro de 2015 e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos 8R_A087146 a 8R_A089233, para modelos Q5 2.0 TFSI; e 8R_A087924, para modelos SQ5 3.0 TFSI.  Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Audi destacou ter constatado que "os airbags laterais dos bancos dianteiros podem conter uma falha de produção e, em caso de colisão que demande seu acionamento, a carcaça do gerador de gás pode ser danificada, gerando projeção de fragmentos no interior dos veículos, atingindo os ocupantes". Nessa condição, pode haver "danos físicos aos ocupantes do veículo devido à projeção de fragmentos em caso de colisão que demande o acionamento dos airbags laterais dos bancos dianteiros".

Mais informações podem ser obtidas junto à Audi, por meio do telefone 0800 777 2834 ou pelo site www.audi.com.br.

5) Fiat - FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda protocolou campanha de chamamento dos veículos Fiat Toro, versões Freedom 4x4, 2.0, Diesel, e Volcano 4x4, 2.0, Diesel, anos 2015 e 2016, em razão da possibilidade de queda do estepe com o veículo em movimento.

De acordo com a FCA, a campanha de chamamento, com início em 19 de maio e atendimento a partir de 23 de maio de 2016, abrange 3.825 automóveis, produzidos na cidade de Goiana ( PE), no período de 15 de dezembro de 2015 a 1º de abril de 2016, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos 988226175GKA50469 a 988226175HKA60883.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a FCA destacou ter constatado "falha no processo de soldagem de um componente específico do mencionado dispositivo, que poderá abrir inadvertidamente, acarretando o desprendimento do estepe e a sua queda com o veículo em movimento". Nessa hipótese, "ruptura na soldagem do componente do dispositivo trava do suporte do pneu estepe poderá ocasionar a liberação da bandeja de sustentação do estepe e, consequentemente, o desprendimento do pneu estepe, provocando a sua queda com o veículo em movimento, aumentando os riscos de ocorrência de acidente, com danos físicos e materiais aos consumidores e/ou terceiros".

 Mais informações podem ser obtidas junto à Fiat, por meio do telefone 800 707 1000 ou pelo site www.fiat.com.br

6) Mercedes-Benz - De acordo com a Mercedes-Benz, a campanha de chamamento, iniciada em 28 de março de 2016, abrange 3.529 automóveis, importados, produzidos no período de 11 de janeiro de 2007 a 3 de dezembro de 2008, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos WDDGF41W68A000541 a WDDGH41X59F299432, para modelos C 200; WDDGF54W48A006646 a WDDGF54X29F293059, para modelos C 280; WDDGF56WX8A000542 a WDDGF56X99F222048, para modelos C 350; WDDGF77X68F128315 a WDDGF77X39F290355, para modelos C 63 AMG; e WDCGG81D99F237343 a WDCGG81DX9F276748, para modelos GLK 280.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Mercedes-Benz destacou ter constatado que "a impermeabilização do módulo de controle do sistema de segurança complementar pode não ter sido realizada adequadamente, podendo ocasionar corrosão nos contatos internos do módulo de segurança complementar". Nessa condição, "a corrosão pode levar à não ativação dos airbags em casos de colisão frontal ou à deflagração involuntária desses, aumentando o risco de um potencial acidente, podendo, em ambos os casos, causar possíveis danos físicos aos ocupantes do veículo e/ou terceiros".

Mais informações podem ser obtidas junto à Mercedes-Benz, por meio da Central de Relacionamento pelo telefone 0800 970 9090 ou pelo site www.mercedes-benz.com.br

7) Peugeot Citroën - A Peugeot Citroën do Brasil Automóveis LTDA protocolou campanha de chamamento dos veículos Peugeot, modelos 208 e 2008, em razão de possível mau funcionamento do para-brisa dianteiro dos veículos.

De acordo com a Peugeot, a campanha de chamamento, com início em 28 de março de 2016, abrange 30.227 automóveis produzidos no período de 31 de março de 2014 a 1 de outubro de 2015 e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos EB071711 a GB018379, para modelos 208; e FB022135 a GB022221, para modelos 2008. 

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Peugeot destacou ter constatado "uma possível não conformidade na montagem e fixação do chicote elétrico do para-brisa dianteiro, fator que, eventualmente, pode acarretar o mau funcionamento do para-brisa dianteiro". Essa condição "pode, eventualmente, acarretar o mau funcionamento do para-brisa dianteiro, com risco, em alguns casos, de acidente com danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros".

 Mais informações podem ser obtidas junto à Peugeot, por meio do telefone 0800 703 24 24 ou pelo site www.peugeot.com.br

8) Citroën - A Peugeot Citroën do Brasil Automóveis LTDA protocolou campanha de chamamento dos veículos Peugeot Citroën, modelo C3, em razão de possível mau funcionamento do para-brisa dianteiro dos veículos.

De acordo com a Citroën, a campanha de chamamento, com início em 28 de março de 2016, abrange 8.329 automóveis produzidos no período de 2 de março de 2015 a 1 de outubro de 2015 e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos FB538130 a GB512530. 

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Citroën destacou ter constatado "uma possível não conformidade na montagem e fixação do chicote elétrico do para-brisa dianteiro, fator que, eventualmente, pode acarretar o mau funcionamento do para-brisa dianteiro". Essa condição "pode, eventualmente, acarretar o mau funcionamento do para-brisa dianteiro, com risco, em alguns casos, de acidente com danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros".

Mais informações podem ser obtidas junto à Citroën, por meio do telefone 0800 011 80 88 ou pelo site www.citroen.com.br