ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > 29 ANOS DE VIGÊNCIA DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Notícias

29 ANOS DE VIGÊNCIA DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Procon Cidade de São Paulo destaca os avanços obtidos nas relações de consumo

Por Redação

Compartilhar

Há quase trinta anos entrava em vigor o Código de Defesa do Consumidor (CDC), um grande marco na evolução do sistema de defesa do consumidor brasileiro, pois antigamente não havia uma lei específica e compilada para resguardar as pessoas na aquisição de produtos ou serviços.

Hoje, o CDC é considerado o instrumento legal mais eficiente já criado no país para proteger o cidadão contra os abusos nas relações de consumo, se tornando referência mundial para vários países que o adotaram como base de suas legislações consumeristas.

O PROCON Cidade de São Paulo, vinculado a Secretária Municipal de Justiça, tem o Código de Defesa do Consumidor como base fundamental para promover e implementar ações voltadas à pesquisa, educação, proteção e defesa do consumidor, bem como orientar e harmonizar os interesses dos participantes das relações de consumo abordando temas como publicidade enganosa e abusiva para crianças, em especial.

Para Marco Antônio Ribeiro, coordenador geral do órgão, é de extrema importância que o consumidor procure conhecer o Código para fazer valer os seus direitos. “O consumidor de hoje não é o mesmo de 30 anos atrás, com a chegada do CDC e o fácil acesso a informação, ele está muito mais preparado para questionar os abusos que possam vir a ser cometidos pelos fornecedores. O Procon está aqui para instruir e auxiliar o cidadão neste caminho.” Elucida.

 

Caso tenha os seus direitos violados procure o PROCON Cidade de São Paulo.

Endereço: Largo Páteo do Colégio, 05 - Sé.

Site para reclamações:

http://www.procon.prefeitura.sp.gov.br/consumidor/formularios

 

Acompanhe o PROCON Cidade de São Paulo nas redes sociais:

https://www.facebook.com/ProconCidadedeSp/;

https://twitter.com/ProconCidadeSP;

https://www.instagram.com/proconcidadedesp/