Qual a diferença entre vício e defeito?
Um ponto importante para entender mais sobre seus direitos, é saber a diferença entre vício e defeito. Por existir uma confusão entre os dois, o Procon Cidade de São Paulo decidiu explicar melhor a definição de cada um deles.
• O que é VÍCIO:
Esse termo é usado quando um produto ou serviço se torna inadequado para o consumo ou não funcionam, tornando a utilização menos eficaz ou impossível. Seguem exemplos do que pode ser considerado um vício:
- Um liquidificador que não gira é um produto que não funciona adequadamente;
- Televisão sem som é um produto com mal funcionamento;
- Mancha em uma roupa é um vício que diminui o valor do produto;
- Saco de arroz de 2kg que vem com 1,8 kg é um produto que não está de acordo com as informações;
- Carpete que descola facilmente é um serviço de funcionamento inadequado.
Os vícios podem ser aparentes (de fácil constatação) ou ocultos (não é possível perceber na hora da compra, mas sim após o uso ou algum tempo depois do uso).
• O que é DEFEITO:
Primeiro, precisamos entender que existe vício sem defeito, mas não existe defeito sem vício. Nessa condição, o defeito no produto ou serviço vai além do vício, ou seja, é pior. Ele também traz um dano ou causa algum mal ao consumidor, podendo ser físico, moral ou psicológico. Seguem exemplos:
- Se o consumidor compra a mesma caixa de creme de leite, mas abre apenas a ponta da caixa, sem conseguir ver de fato que estava embolorado e usa pra fazer estrogonofe, depois come esse estrogonofe e passa mal, é um caso de defeito.
Lembre-se, em qualquer um desses casos utilize o Portal 156 e faça sua denúncia ou reclamação.