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Qual a diferença entre vício e defeito?

Por Redação

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Um ponto importante para entender mais sobre seus direitos, é saber a diferença entre vício e defeito. Por existir uma confusão entre os dois, o Procon Cidade de São Paulo decidiu explicar melhor a definição de cada um deles.

• O que é VÍCIO:

Esse termo é usado quando um produto ou serviço se torna inadequado para o consumo ou não funcionam, tornando a utilização menos eficaz ou impossível. Seguem exemplos do que pode ser considerado um vício:

- Um liquidificador que não gira é um produto que não funciona adequadamente;

- Televisão sem som é um produto com mal funcionamento;

- Mancha em uma roupa é um vício que diminui o valor do produto;

- Saco de arroz de 2kg que vem com 1,8 kg é um produto que não está de acordo com as informações;

- Carpete que descola facilmente é um serviço de funcionamento inadequado.

Os vícios podem ser aparentes (de fácil constatação) ou ocultos (não é possível perceber na hora da compra, mas sim após o uso ou algum tempo depois do uso).

• O que é DEFEITO:

Primeiro, precisamos entender que existe vício sem defeito, mas não existe defeito sem vício. Nessa condição, o defeito no produto ou serviço vai além do vício, ou seja, é pior. Ele também traz um dano ou causa algum mal ao consumidor, podendo ser físico, moral ou psicológico. Seguem exemplos:

- Se o consumidor compra a mesma caixa de creme de leite, mas abre apenas a ponta da caixa, sem conseguir ver de fato que estava embolorado e usa pra fazer estrogonofe, depois come esse estrogonofe e passa mal, é um caso de defeito.

Lembre-se, em qualquer um desses casos utilize o Portal 156 e faça sua denúncia ou reclamação.