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Quando procurar o PROCON

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Por Redação

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 Procon Paulistano

 

Você sabe em quais situações pode procurar o PROCON?

Os Procons são órgãos administrativos que têm como objetivo promover ações para educação, proteção e defesa do consumidor. Qualquer cidadão pode procurá-los quando tiver problemas envolvendo uma relação de consumo, ou seja, problemas provenientes da relação entre fornecedores (quem fornece produtos/serviços) e consumidores (quem adquire produtos/serviços).

Ao constatar alguma irregularidade, o mais indicado é tentar resolver diretamente com o fornecedor por meio dos canais de atendimento da empresa. Caso a demanda não seja resolvida, o consumidor pode procurar os órgãos de defesa do consumidor.

Alguns exemplos de queixas remetidas por consumidores aos Procons são:
cobrança indevida (cobrança de valores não contratados ou acima do contratado), propaganda enganosa, descumprimento da oferta, dificuldade para trocar produtos, problemas em compras online, cláusulas abusivas em contratos, etc.

Saiba que os Procons não atuam quando não há relação de consumo, assim como em pedidos de indenizações por dano moral. Nesses casos o cidadão poderá buscar meios alternativos de solução de conflitos (CEJUSC, por exemplo) ou recorrer diretamente ao Poder Judiciário.

Informação importante:
O PROCON Paulistano atende as denúncias e reclamações de consumidores domiciliados no Município de São Paulo. O atendimento é realizado por meio do site http://www.proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br/.

Ao constatar alguma irregularidade, acesse, cadastre-se e faça a sua reclamação/denúncia.

#PraCegoVer Montagem quadrada de fundo branco com manchas coloridas.

Centralizado retângulo vermelho com os dizeres "Saiba quando procurar o PROCON!" no canto superior a direita logo do PROCON PAULISTANO.

Publicação

Jornalista Carlinhos Pizaneli

MTB 74.438/SP

Colaboração

Júlia Mayumi