Página Inicial > Notícias > Você conhece a História do Edifício Leite de Barros?

Você conhece a História do Edifício Leite de Barros?

No ano de 1920 o comandante José de Paula Leite de Barros, empresário e engenheiro civil apresentou à Câmara Municipal uma solicitação de alvará para a construção do edifício que levaria o seu nome, Leite de Barros. Situado no Largo Pateo do Collegio, nº5. Neste projeto continha a descrição exata de como deveria ser construído o prédio, quantos andares teriam, bem como detalhes da decoração e a construção deste edifício buscava se diferenciar do estilo de construções coloniais, como o Pateo do Collegio. A planta de construção foi assinada pelo então vereador e prefeito de São Paulo, Luiz de Anhaia Mello, ao qual foi reconhecido por suas ideias no planejamento urbano.

Desde sua construção, vários comércios foram instalados, tendo inclusive relatos de funcionamento de delegacias, igrejas e até mesmo lanchonete. Quando em 1954 foi solicitada a demolição do último andar do edifício com o acréscimo de três andares, compondo a sua estrutura atual. Com o Decreto nº26.000 de 27 de maio de 1988 veio a declaração do tombamento do prédio, ao qual passou a ser de uso público, com a incorporação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Entidade do Terceiro Setor, como o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e a Procuradoria Geral do Município da Prefeitura da Cidade de São Paulo (Cejur).

Em 2009 o prédio readquirido pela SNJ, sendo instalados o Centro de Estudos Jurídicos da PGM, a sala de Obras e Exemplares Raros e especiais Oswaldo Aranha Bandeira de Mello.

Venha conhecer o acervo histórico, será um imenso prazer ter você conosco.