ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Você conhece a LGPD?

Notícias

Você conhece a LGPD?

Por Redação

Compartilhar

No dia 18 de setembro do ano passado, entrou em vigor a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade de cada indivíduo.

Ela também regulamenta práticas de coletas e tratamento de dados que são feitas até mesmo sem o conhecimento do indivíduo e proíbe qualquer instituição de utilizar os dados sem o consentimento explícito do cidadão. Além disso, agora também é possível solicitar que os dados sejam deletados e também que os dados sejam transferidos para outro fornecedor de serviços, por exemplo.

Pensando nisso, o Procon Cidade de São Paulo separou algumas dicas de como proteger suas informações online:

- Evite salvar dados de pagamento em sites de compras. Lembre-se que mesmo lojas confiáveis podem ter problemas ao proteger seus dados e acabar expondo informações importantes. Além disso, não gravar seus dados, também evita compras indevidas ou não autorizadas.

- Não repita a mesma senha em vários sites, dessa forma, se alguém tentar entrar em alguma de suas redes sociais ou contas de qualquer outra finalidade, terá dificuldade. O recomendado é ter uma senha com mais de nove caracteres, com letras maiúsculas e minúsculas, além de números e símbolos especiais. Existem geradores online de senhas, mas é mais interessante que você crie a sua própria sequência.

- Ative a verificação em duas etapas nas redes sociais, assim toda vez que você ou qualquer outra pessoa tentar entrar em suas redes, você será avisado e receberá um código de autenticação. Então mesmo com a senha, se a pessoa não tiver esse código final, não conseguirá acessar sua conta.