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Você pode estar caindo em um golpe

Empréstimo consignado

Por Redação

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O empréstimo consignado é o serviço de crédito pessoal que possui condições mais flexíveis ao cliente, como taxas de juros mais baratas e prazos longos para pagamento das parcelas.

 

Ocorre que nos últimos tempos houve um aumento significativo de empréstimos consignado realizados sem autorização do consumidor.

 

Acredita-se que isso tem ocorrido devido ao vazamento de dados pessoais dos consumidores, como por exemplo o nº do CPF. E perante os dados, os criminosos acessam e realizam diversas contratações de serviços financeiros em nome do consumidor vítima, sem o conhecimento e autorização dele.

 

Os mais atingidos por esta prática criminosa são os idosos e beneficiários do INSS. 

 

Em muitos casos eles só percebem a existência dos descontos depois das diversas ligações e mensagens de cobranças indevidas.

 

A situação pode ocasionar, inclusive, o registro de seus nomes nos órgãos de defesa de proteção ao crédito, fazendo com que sofram limitações financeiras sem justa causa.

 

Você percebeu que foi vítima da realização de empréstimo consignado no seu nome sem sua autorização ou conhece alguém que está passando por isso?

 

Siga os seguintes passos:

 

•             Procurar o banco para registrar uma reclamação e tentar melhores soluções de forma rápida, pois existem casos em que a instituição reconhece a ilegitimidade da operação e emite boleto para que o aposentado devolva o dinheiro creditado indevidamente;

 

•             Caso não consiga resolução pela instituição financeira, registrar uma reclamação na plataforma consumidor.gov em face da empresa (se ela estiver registrada) ou nos órgãos de defesa do consumidor presentes na sua cidade;

 

•             Registrar um Boletim de Ocorrência junto ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC);

 

•             Se ainda assim o problema não for solucionado com as dicas acima, será necessária a propositura de uma ação judicial para que haja o cancelamento destas operações.

 

Para pensionistas e aposentados, o INSS orienta que o consumidor que estiver passando por essa situação procure primeiramente o banco do qual é cliente, para tentar uma solução de forma mais rápida e amigável. Ressaltam ainda, que o Órgão não oferece tal serviço aos segurados por meio de e-mails, ligações e mensagens e também orientam que o segurado solicite o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado pelo aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135, do horário das 7h às 22h, de segunda a sábado.

 

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Ocorreu alguma violação ao seu direito enquanto consumidor? Acione o Procon Cidade de São Paulo através do Portal SP 156 ou ligue para o 156.