ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Você sabia? O estacionamento é responsável por qualquer dano ou prejuízo do veículo

Notícias

Você sabia? O estacionamento é responsável por qualquer dano ou prejuízo do veículo

Por Redação

Compartilhar

Ao estacionar o carro em estacionamentos avulsos ou em shoppings e supermercados, é importante que o consumidor entenda e conheça os seus direitos para poder usá-los de maneira correta.

A responsabilidade pela reparação de danos/prejuízos:

- O principal deles é que o estabelecimento é o responsável pela reparação de danos ou qualquer outro prejuízo que o veículo sofra enquanto estiver sob responsabilidade deles. Isso vale tanto para estacionamentos gratuitos quanto para pagos, sem importar o número de vagas e de contratação de seguro.

Estacionamentos em shoppings e supermercados:

- Sempre guarde o comprovante de uso do estacionamento e, se puder, nota fiscal ou tíquete de compra, pois podem servir como prova em casos de problemas como dano, furto ou roubo do veículo.

Estacionamentos avulsos:

- O estabelecimento não pode exigir pagamento de multa ou da estadia máxima se o consumidor perder o comprovante de estacionamento. Essa prática é considerada abusiva e é dever do fornecedor ter o controle de uso do serviço;

- Os valores precisam estar claros e visíveis ao consumidor. Além disso, é necessário ter o número de vagas, se há seguro contratado e se há manobristas no estacionamento;

- Sempre verifique a data, horário e dados do veículo estão corretos no comprovante de estacionamento;

- Pergunte sobre prazo de tolerância para não ocorrer nenhum mal entendido;

- E se notar algum dano quando for retirar o veículo, avise o estacionamento na hora e formalize a reclamação por escrito, além de fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia.

 

Lembre-se, em caso de irregularidade utilize o Portal 156 e faça sua denúncia ou reclamação.