ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Você tem termômetro com mercúrio em casa?

Notícias

Você tem termômetro com mercúrio em casa?

Por Redação

Compartilhar

Você tem termômetro com mercúrio em casa?

Confira alguns cuidados que você deve ter em casos de acidentes:

- Utilize luvas e máscara e recolha com cuidado os restos de vidro em toalha de papel, deposite em um recipiente resistente e feche bem.
- Não deixe as crianças brincarem com as “bolinhas” de mercúrio.
- Localize as “bolinhas” de mercúrio e junte-as com cuidado utilizando um papel cartão ou algo parecido. Recolha as gotas de mercúrio com uma seringa sem agulha. As gotas menores podem ser recolhidas com uma fita adesiva.
- Transfira o mercúrio recolhido para o recipiente de plástico duro e resistente, feche bem e cole um rótulo indicando o que há no recipiente.
- Recipientes que guardam mercúrio líquido ou seus resíduos contaminados devem estar armazenados com certa quantidade de água (selo hídrico) que cubra esses resíduos, para minimizar a formação de vapores de mercúrio.
- Identifique o recipiente, escrevendo na parte externa “Resíduos tóxicos contendo mercúrio”.
- Não use aspirador, pois isso vai acelerar a evaporação do mercúrio, assim como contaminar outros resíduos contidos no aspirador.
- Coloque o recipiente em uma sacola fechada.
- Entre em contato com o serviço de limpeza urbana do seu município ou órgão ambiental (Estadual ou Municipal) para saber como proceder à entrega do material recolhido.

Fonte: ANVISA.


#termômetro #mercúrio #anvisa #consumidor