ACESSIBILIDADE

Página Inicial > PROCON CIDADE DE SÃO PAULO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR AUMENTO NAS CONTAS DE LUZ

Notícias

PROCON CIDADE DE SÃO PAULO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR AUMENTO NAS CONTAS DE LUZ

Por Redação

Compartilhar

A convite do presidente da Comissão de Administração Pública, vereador Zé Turin (Republicanos – SP), a coordenadoria do PROCON Cidade de São Paulo participou nesta quarta-feira (12), de Audiência Pública na Câmara dos Vereadores para discutir sobre os aumentos abusivos das contas de energia elétrica no município.

Esta foi a segunda Audiência realizada pela Comissão para cobrar explicações dos representantes da ENEL sobre as milhares reclamações contra a concessionária de serviços públicos.

No início da reunião, o presidente da Comissão apresentou vídeo gravado em uma das agências físicas da Enel, com depoimentos de diversos consumidores insatisfeitos com a alta inesperada em suas contas.

Para o coordenador geral do PROCON Cidade de São Paulo, Marco Antonio Ribeiro, em primeiro lugar deve-se garantir o respeito ao consumidor e preservar o direito à dignidade da pessoa humana e, conforme o artigo 1º, inciso III, da Constituição Federal. “Percebemos que há uma inversão no ônus da prova. Quem precisa comprovar que existiu o consumo exorbitante é a prestadora de serviços e não o consumidor. A Enel que precisa comprovar que realmente aquele valor determinado foi gasto para ser cobrado”.

Após as manifestações dos convidados, o diretor de relações institucionais da Enel, Marcos Mesquita, explicou que entre o final de março e final de maio, a leitura dos relógios foi interrompida, por este motivo houve a diferença nos valores, conforme autorização da Aneel. O executivo da empresa afirmou também que um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público está em fase de elaboração.

Não satisfeitos com as explicações da concessionária, o vereador Zé Turin sugeriu a elaboração de um TAC elaborado pelo PROCON Cidade de SP para buscar soluções satisfatórias para o consumidor e o coordenador do PROCON reiterou a decisão de enviar notificação em caráter de urgência à Enel, após solicitação dos representantes da Câmara.

 

O PROCON Cidade de São Paulo segue recebendo suas denúncias relacionadas à energia elétrica através do site:

http://www.procon.prefeitura.sp.gov.br/

 

Siga nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/ProconCidadedeSp/;

https://twitter.com/ProconCidadeSP

https://www.instagram.com/proconcidadedesp/