ACESSIBILIDADE

Página Inicial > TESTE SOROLÓGICO PARA O NOVO CORONAVÍRUS PASSA SER OBRIGATÓRIO PARA PLANOS DE SAÚDE

Notícias

TESTE SOROLÓGICO PARA O NOVO CORONAVÍRUS PASSA SER OBRIGATÓRIO PARA PLANOS DE SAÚDE

Por Redação

Compartilhar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu o teste sorológico para o novo coronavírus na lista de coberturas obrigatórias para os planos de saúde. O teste sorológico é aquele que detecta a presença de anticorpos no organismo após a exposição ao vírus.

O procedimento passa a ser obrigatório caso o paciente apresente ou tenha apresentado quadros clínicos de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave. A síndrome gripal é caracterizada por febre, acompanhada de tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória. Já a síndrome respiratória aguda grave é percebida por dificuldade para respirar, pressão persistente no tórax ou coloração azulada dos lábios ou rosto. 

Segundo reclamações enviadas a este PROCON por parte de consumidores, a dificuldade em realizarem os testes através dos convênios médicos, levou muitos pacientes a recorrer à rede privada, gerando um custo elevado e inesperado em seu orçamento mensal.

De acordo com informações da ANS, o teste sorológico é de uso profissional e sua execução requer o cumprimento de protocolos e diretrizes técnicas de controle, rastreabilidade e registros das autoridades de saúde e é indicado a partir do oitavo dia de início dos sintomas.  

Se você apresentar os sintomas e tiver dificuldades para realizar os exames de detecção para o novo coronavírus envie sua reclamação para o PROCON Cidade de São Paulo.

http://www.procon.prefeitura.sp.gov.br/

 

Siga nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/ProconCidadedeSp/;

https://twitter.com/ProconCidadeSP

https://www.instagram.com/proconcidadedesp/