Dicas para a Semana do Consumidor
A Semana do Consumidor já começou em diversas lojas e é preciso prestar atenção antes de realizar as compras. Mesmo com a fase vermelha, as vendas online continuam aumentando e os cuidados que foram tomados durante outros eventos grandes como a Black Friday e o Natal precisam continuar. Lembre-se das dicas:
- Sempre pesquise antes de realizar a compra. Existem aplicativos e sites de comparação de preços que podem ajudar a escolher o melhor lugar de compra.
- Se atente aos sites e endereços de web para saber se é autêntico e seguro. Verifique se o link é verdadeiro ou se há números no meio da palavra (como o “0” no lugar do “o”), endereços terminados em .br ou .org costumam ter mais credibilidade e também verifique se há selos de segurança ou se tem o cadeado no começo ou no final do link. Todas essas dicas ajudam a perceber se o site é falso ou não.
- Exija a nota fiscal, pois ela é necessária para utilizar a garantia do produto.
- Busque referências da loja na internet e/ou com pessoas próximas a você para saber se outras pessoas realizaram compras online e se foram finalizadas com sucesso.
- Guarde todos os comprovantes da compra (confirmações de pedido e pagamento). Dessa forma, você terá provas de que o pedido foi realizado.
- A lei da entrega garante o direito ao agendamento de entrega de produtos e serviços. Todo consumidor deve saber a data e turno do dia em que seu pedido vai ser entregue. E o fornecedor não pode cobrar nenhuma taxa adicional como condição de agendamento.
Lembre-se, se encontrar qualquer irregularidade utilize o Portal 156 e faça sua denúncia ou reclamação.