9 Dicas para uma boa compra online
Com a atual pandemia, muitas pessoas começaram a substituir a loja física pela loja virtual, bem como a substituir o valor do estacionamento pelo valor do frete de entrega.
A compra virtual traz inúmeros benefícios, quais sejam: comprar sem sair de casa, com preços mais em conta e em melhores condições de pagamento, etc.
Por consequência, alguns cuidados devem ser tomados para se realizar uma boa compra online e evitar fraudes e outros problemas.
Antes da compra, o consumidor deve:
a) pesquisar se a loja online é idônea;
b) se o site da loja virtual disponibiliza informações como CNPJ, endereço físico,
telefone, canais de contato direito com o consumidor (chat, e-mail e SAC);
c) pesquisar se a loja possui muitas reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor.
Na hora da compra, o consumidor deve:
a) desconfiar de ofertas com preços muito abaixo da média;
b) ler as especificações do produto;
c) se o produto for mais barato por apresentar defeito, o consumidor deve ser informado previamente sobre o defeito;
d) se atentar que tem o direito de pagar pelos preços e condições, que foram anunciados na mídia, cartazes ou outros meios.
Na hora do pagamento, o consumidor deve:
a) verificar, antes de informar qualquer dado bancário, se está navegando em um site seguro;
b) acompanhar, após o efetuar o pagamento, a fatura do cartão e, ao verificar qualquer problema, comunicar imediatamente à administradora ou banco.
Possui alguma dúvida? Nos envie por inbox.
Ocorreu alguma violação ao seu direito de consumidor? Acione o Procon Cidade de São Paulo através do Portal SP 156 ou ligue para 156.