ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Cartão Clonado? O que você deve fazer caso aconteça isso?

Notícias

Cartão Clonado? O que você deve fazer caso aconteça isso?

Por Redação

Compartilhar

Nos dias atuais é muito comum vermos a utilização dos cartões de créditos e débitos por serem mais práticos e até mesmo seguros pelo fato de serem identificados através de um chip evitando assim golpes, porém se tem o risco de haver clonagem do cartão. Isso ocorre quando todos os dados de um cartão são transferidos para outro cartão. Isso facilita a compra feita por terceiros, que usam seu nome e demais informações bancárias para realizar compras.


Tal clonagem pode acontecer em determinadas situações como: maquininha de pagamento; caixas eletrônicos de bancos ou caixas 24 horas; sites de compras ou aplicativos com cobranças internas, entre outros métodos usados pelos golpistas. 


Caso venha ter o seu cartão clonado aqui vai algumas formas de identificar tal fraude: não reconhece algumas compras na fatura do cartão; Saques de dinheiro do seu cartão de crédito que você não reconhece. Como também qual o procedimento a ser realizado: Cancele o cartão; Analise as compras realizadas; Faça um boletim de ocorrência; Solicite o estorno do valor.


Pensando em ajudar o consumidor a ficar mais atento e não cair no golpe, o Procon Cidade de São Paulo, listou algumas dicas para evitar tal situação: 

- Utilize cartão de crédito virtual para suas compras online

- Tenha senhas fortes no seu cartão de crédito físico

- Cuidado com os links recebidos por e-mail e SMS

- Não compartilhe as informações do seu cartão

- Tenha atenção ao seu cartão nas compras presenciais

- Consulte seu extrato bancário e fatura com recorrência

- Faça compras online em sites confiáveis