ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Certificação do Inmetro

Notícias

Certificação do Inmetro

Por Redação

Compartilhar

Primeiramente vamos entender o que é Inmetro?

Inmetro - O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Economia, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).


Com finalidade de integrar uma estrutura sistêmica articulada, o Sinmetro, o Conmetro e o Inmetro foram criados pela Lei 5.966, de 11 de dezembro de 1973.

No âmbito geral, o Inmetro tem por objetivo fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade inserindo mecanismos com propósito de melhorar os produtos e serviços.

O principal objetivo estabelecido legalmente no campo econômico é proteger o consumidor enquanto comprador de produtos e serviços medidos, e o vendedor, enquanto fornecedor destes. Sua maior missão consiste em conquistar a confiança da sociedade brasileira nas medições e nos produtos.

 Dentre as competências e atribuições do Inmetro destacam-se:

  • verificar e fiscalizar a observância das normas técnicas e legais, no que se refere às unidades de medida, métodos de medição, medidas materializadas, instrumentos de medição e produtos pré-medidos;
  • estimular a utilização das técnicas de gestão da qualidade nas empresas brasileiras;
  • planejar e executar as atividades de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico em Metrologia e Avaliação da Conformidade;
  • desenvolver atividades de prestação de serviços e transferência de tecnologia e cooperação técnica, quando voltadas à inovação, à pesquisa científica e tecnológica em Metrologia e Avaliação da Conformidade.
  • coordenar, no âmbito do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro), a atividade de Avaliação da Conformidade, voluntária e compulsória de produtos, serviços, processos e pessoas.

 

Acompanhe o PROCON Paulistano nas redes sociais: facebook.com/proconpaulistano/instagram.com/proconpaulistano/twitter.com/ProconDigitalSP.