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Crédito de celular sumindo. O que fazer?

Por Redação

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Caso o consumidor tenha comprado créditos em plano pré-pago e perceba que os créditos estão sumindo sem usá-los, certamente houve cobrança indevida por parte da operadora de telefonia.

Primeiramente, o consumidor deve identificar o motivo da cobrança.

O consumidor poderá entrar em contato com a central de atendimento da operadora, com uma ligação gratuita, e pedir o histórico detalhado de utilização dos créditos, que constará todos os serviços que geraram cobrança na linha do usuário.

Posteriormente, se constatado que houve cobrança indevida, o consumidor poderá entrar em contato com a central de atendimento da operadora e solicitar o reembolso do valor.

Importante: o consumidor terá direito ao reembolso em dobro dos valores cobrados, conforme o Código de Defesa do Consumidor (art. 42).

Caso a operadora se negue a devolver os valores cobrados em dobro, o consumidor poderá entrar em contato com o órgão de proteção dos consumidores (Procon), além de registrar uma reclamação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Serviços de Valor Adicionado, como jogos e afins, podem ser o motivo.

Se houve cobrança sem o seu consentimento, entre em contato com a operadora e exija o cancelamento e restituição em dobro.

Possui alguma dúvida? Nos envie por inbox.

Ocorreu alguma violação ao seu direito de consumidor? Acione o Procon Cidade de São Paulo através do Portal SP 156 ou ligue para 156.