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Dicas Black Friday

Por Redação

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A Black Friday está chegando! Separamos algumas dicas sobre os cuidados que devemos ter na hora de realizar compras durante este período.

 

BUSQUE ECONOMIZAR, SE ATENTE AOS PREÇOS

Procure com antecedência informações sobre a marca e/ou produto que tenha interesse;

Pesquise previamente os preços, condições e o valor do frete;

Compre apenas o que realmente precisar;

Desconfie de ofertas extravagantes em sites desconhecidos;

Nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento). Tire prints em caso de divergência;

 

ESCOLHA OS SITES SEGUROS E CONFIÁVEIS

Os sites de e-commerces verdadeiros são protegidos por um Certificado Digital SSL, que garante uma navegação segura e a autenticidade do site. Para checar a presença deste protocolo de segurança, é preciso também conferir se a extensão é o HTTPS, e depois clicar no cadeado na barra do navegador para ver se o SSL foi, de fato, emitido para a página que você está navegando;

Use os canais oficiais. Evite clicar em links de ofertas recebidos por e-mail, aplicativos de mensagens ou redes sociais, pois não são seguros;

 

FIQUE DE OLHO

Observe a voltagem dos produtos elétricos. Eles podem estar mais baratos por ser uma voltagem diferente da que você dispõe para uso;

Verifique a reputação da empresa, o prazo de entrega e a política de trocas;

Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações em português de forma clara, precisa e objetiva sobre as características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, CNPJ do fabricante ou importador, além dos riscos que possa apresentar à saúde e segurança dos consumidores;

Os produtos devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número de parcelas;

Nas compras realizadas de forma online, é importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido;

 

DIREITO AO ARREPENDIMENTO

Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como por exemplo via telefone, a domicílio ou online, o consumidor pode realizar a devolução do produto dentro do prazo de 7 dias após o recebimento (artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor).

 

Possui alguma dúvida? Orientamos que utilize o inbox das nossas redes sociais.

 

Ocorreu alguma violação ao seu direito enquanto consumidor? Acione o Procon Cidade de São Paulo através do Portal SP 156 ou ligue para o 156.