ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Dicas para evitar práticas abusivas cometidas pelas instituições financeiras

Notícias

Dicas para evitar práticas abusivas cometidas pelas instituições financeiras

Por Redação

Compartilhar

Hoje falaremos sobre abusos cometidos pelas instituições financeiras. O Procon Cidade de São Paulo separou algumas dicas para que você conheça o seu direito e se aproprie dele.

- O banco não pode enviar produtos ou prestar serviços sem solicitação prévia do titular da conta. Essa prática é constituída como prática abusiva e pode gerar indenização.

- Caso o seu cartão seja bloqueado por falha de operação ou tentativa de fraude, quem fica responsável é a administradora e é ela que responde por qualquer prejuízo. Você não é obrigado a pagar pela reemissão do cartão.

- Se o pagamento for negado no caixa de uma agência, o banco é o responsável e é obrigado a informar quais são as opções disponíveis para que você finalize a operação, sendo ela pelo caixa eletrônico ou internet, por exemplo.

- Cuidado com a venda casada! Ao pedir um empréstimo, se o gerente exigir que você contrate algum outro serviço, como seguro ou título de capitalização, você tem o direito de não aceitar, já que essas vendas não são obrigatórias.

- Para ter uma conta corrente sem tarifas é mais fácil do que você pensa! Basta ir até a agência ou ligar no telefone de atendimento do banco e solicitar a troca da conta para serviços essenciais. Como todas as operações são básicas, não há custo. Porém, se informe sobre quais são os serviços oferecidos para saber se vai atender suas necessidades.

- Se não houver saldo devedor ou débitos com o banco, sua conta corrente pode ser encerrada em qualquer agência no banco, não apenas na que a conta foi aberta.

Lembre-se, em caso de irregularidade utilize o Portal 156 e faça sua denúncia ou reclamação.