ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Identificada nova fraude para liberar empréstimo consignado do INSS sem autorização

Notícias

Identificada nova fraude para liberar empréstimo consignado do INSS sem autorização

Por Redação

Compartilhar

Nas últimas semanas de 2020 foi identificado um novo golpe que tem os aposentados ou pensionistas como alvo. Ao contrário de outros golpes, nessa nova modalidade o aposentado chega a receber o dinheiro em sua conta, porém o prejuízo aparecerá depois, quando o valor da contratação do empréstimo for cobrado, o que costuma acontecer com juros altos. 

Já para os golpistas, o lucro vem de outra forma. Para cada contrato de empréstimo concluído, eles recebem o comissionamento e taxas de desempenho. Normalmente, o recebimento é de até 6% à vista do valor de cada operação, além de outros pagamentos ao longo do contrato. Por isso, o percentual sobre cada operação acaba sendo mais interessante do que reter o valor do empréstimo. Dessa forma, os alvos mais comuns são aposentados ou pensionistas que já tenham realizado o empréstimo em algum momento no passado, já que é mais fácil de obter os dados, pois as instituições financeiras têm essas informações em seus sistemas. 

É de extrema importância tomar cuidado com qualquer depósito incomum em sua conta E para te ajudar, separamos alguns pontos essenciais: 

- Sempre confira os extratos do banco e do INSS; 

- Se houver uma quantia desconhecida, não gaste e procure a agência bancária para entender de onde ele vem; 

- Caso seja vítima, a recomendação é que se faça um boletim de ocorrência e que devolva o dinheiro total. 

A instituição financeira e o INSS são responsáveis pelo dano moral sofrido e por desfazerem o empréstimo. 

 

Fonte: Agora São Paulo