O que fazer se a fatura não chegar?
A primeira coisa a fazer caso a sua fatura não chegue na data esperada é buscar uma forma alternativa para efetuar o pagamento. Na maioria dos casos o pagamento pode ser feito pela internet (por meio do site da empresa prestadora de serviços) ou mediante a solicitação de segunda via da fatura por telefone.
Além disso, é recomendado que o consumidor procure identificar a origem do problema. O atraso da fatura também pode ocorrer por imprevistos nos Correios ou na distribuição de correspondências do condomínio, por exemplo.
Verifique sempre a data de emissão das cartas e, caso a fatura tenha sido emitida em data próxima ao vencimento, o atraso poderá ser considerado culpa do próprio fornecedor. É importante entrar em contato e informá-lo. O consumidor não deve pagar juros ou multa em decorrência de erro do fornecedor.
Informação importante:
- É vedado às instituições bancárias cobrar pela emissão de emissão de faturas, boletos, carnês ou assemelhados (Resolução nº 3.919/10 do Banco Central do Brasil).
Fontes: IDEC e ANATEL.