ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > O que fazer se meu dinheiro rasgar?

Notícias

O que fazer se meu dinheiro rasgar?

Por Redação

Compartilhar

É muito comum se deparar no dia a dia com cédulas de dinheiro danificadas, seja a cédula rasgada, rasurada, rabiscada ou até mesmo colada. No entanto, poucas pessoas sabem como proceder se obtiverem uma cédula assim. 


Há alguns questionamentos sobre isso, como: quando a célula perde o valor; a cédula pela metade possui valor; os estabelecimentos e pessoas são obrigados a receber esses tipos de notas? Pensando nisso, o Procon da Cidade de São Paulo decidiu responder esses questionamentos. 


Uma cédula só perde seu valor se ela não apresentar mais da metade do seu tamanho original, ou seja, ela ainda terá valor se possuir mais da metade da sua estrutura intacta. Ex: se uma nota estiver com apenas uma ponta rasgada, ela ainda terá valor, mas se a nota estiver mais da metade rasgada, já não possui valor.


Talvez uma das perguntas mais frequentes é: os estabelecimentos ou pessoas são obrigados a aceitar esse tipo de cédula? E a resposta é não. Os estabelecimentos ou pessoas não são obrigados a aceitar uma cédula danificada, uma vez que essa deverá ser trocada ou depositada no Banco Central.


Essa troca é de suma importância uma vez que, muitas pessoas não sabem como proceder se tiver uma cédula de dinheiro danificada. Salienta-se então que se esse for o caso, todo banco comercial deve aceitar a cédula, tanto em troca como em depósito, e o mesmo será encaminhado para o Banco Central, que prosseguirá com a destruição da cédula. 


Além disso, é importante citar que moedas também podem perder seu valor, se elas estiverem tortas, perfuradas, ou com algum tipo de dano. Necessita-se ainda que seu valor seja identificável, para assim levar as agências bancárias para troca dessas.