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O que o consumidor precisa trazer no dia do agendamento no Procon para registrar a reclamação

Por Redação

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Em algum momento você consumidor já deve ter tido problemas com um produto ou serviço adquirido, de tal maneira que precisou recorrer a algum órgão de defesa do consumidor para tentar solucionar o seu problema, diante disso, o Procon com o objetivo de otimizar o tempo do consumidor e agilizar o atendimento, listou alguns documentos necessários que facilitarão o processo de abertura da reclamação. Confira:

1. Documento com foto original (CPF e RG);
2. Comprovante de endereço;
3. Procuração (caso outra pessoa for representar o consumidor);
4. Contratos da prestação de serviço;
5. Nota Fiscal;
6. Protocolos que comprovam que o consumidor procurou a empresa para resolver o problema;
7. E-mail e conversas de WhatsApp;
8. Fotos/vídeos do produto com defeito;
9. Fatura em caso de reclamação de cartão de crédito, água, energia elétrica, celular, telefone;
10. Ou qualquer outro documento ou comprovante que ateste o vínculo entre o consumidor e a empresa ou prestador de serviço.